13 de novembro de 2024
Porto Alegre | PUCRS
Em 2024, a IV Jornada de Segurança do Paciente SAFETY4ME está mais do que especial!
Algumas novidades importantes:
1. A jornada acontece no Health Meeting Brasil, primeira feira internacional do sul do País, que tem como propósito "fortalecer o setor, promovendo o conhecimento, impulsionando negócios e proporcionando acesso às últimas tecnologias. Tudo isso, apoiado em quatro pilares fundamentais: convergência, inovação, conhecimento e sustentabilidade."
2. Ao se inscrever via Health Meeting Brasil, você tem acesso as sessões da IV Jornada Internacional de Segurança do Paciente bem como acesso a feira.
3. Entre em contato conosco via contato@safety4me.com.br para inscrições presenciais em grupo.
A Campanha da OMS para 2024 tem como lema "Faça o certo, torne Seguro" com foco na segurança em diagnósticos. Esta abordagem foca na importância de aprimorar processos e efetivar práticas que possam reduzir falhas e melhorar a qualidade dos cuidados prestados. A SAFETY4ME está comprometida em apoiar profissionais da saúde e pacientes para o cuidado seja cada vez mais seguro e cada vez mais centrado no paciente.
O encontro está dividido em duas partes:
1. Qualidade e segurança em situações de catástrofes
2. Um olhar para o futuro da Segurança do Paciente
3. Encerramento e Cerimônia de Premiação
Nosso agradecimento à Comissão Cientifica:
Cassiana Prates
Elenara Ribas
Francyne Lopes
Helena Barreto dos Santos
Janete Urbaneto
Salvador Gullo Neto
PATROCINADOR MASTER:
PATROCINADORES GOLD:
APOIADORES:
Andrea Gonçalves Bandeira
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia - Bacharelado e Licenciatura- pela Universidade Federal de Pelotas. Enfermeira especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e Comunidade PREMUS/PUCRS. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo PPGEnf/UFRGS, na área de concentração de Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem, linha de pesquisa Enfermagem e Saúde Coletiva. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Segurança do Paciente-GIPESP/PUCRS. Líder do grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Saúde. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida-PUCRS. Atuou como coordenadora de Ensino-Serviço em Saúde/ DAA/ PROGRAD/PUCRS. Atualmente é Decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.
Ariana Longley
Currently serves as a consultant on various projects related to patient safety the last 10 years. Most recently, she’s worked with the Pittsburgh Regional Health Initiative, Littleton Road Philanthropy, and the World Heath Organization (WHO) Patient Safety Flagship. Longley got her start in the patient safety space while serving in various leadership roles, including Chief Operating Offer at the Patient Safety Movement Foundation. There she helped to broaden the international network of patient safety experts and advocates the foundation worked with to advance their ZERO harm goals. Prior to her time at the Patient Safety Movement Foundation, she was a project manager at Masimo Corporation in California. Notably, she experienced harm as a patient however, thankfully, the harm was temporary and minor thanks to being empowered to speak up when something goes wrong. Longley received her BS from Loyola Marymount University and her MPH from the University of Edinburgh.
Cassiana Prates
Enfermeira; Doutora em Enfermagem;
Consultora, docente e pesquisadora nas áreas de Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente.
Cleber Verona
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Especialista em Terapia Intensiva pelo IEP-HMV (2008), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Voluntário da Força Nacional do SUS (MS) desde 2010, realizando ações humanitárias nacionais e internacionais. Consultor do MS (2013-2016) onde atuou no planejamento a reposta às Emergências de Saúde Publica de importância nacional. Atuou no planejamento, formação e ações de saúde (múltiplas vítimas e atentados terroristas) nas cidades sede da copa do Mundo FIFA 2014. Oficial de ligação do Ministério da Saúde durante a realização da competição. Coordenou a equipe de resposta para pronto atendimento aos casos de múltiplas vítimas e atentados terroristas durante as olimpíadas e paraolimpíadas Rio 2016. Autor e consultor do curso Gestão em Emergências de Saúde Pública do IEP - Hospital Sírio Libanês. Recentemente participou das ações de saúde no Território Yanomami em 2022 e nas enchentes do Vale do Taquari em 2023 e Região Metropolitana de Porto Alegre em 2024. As últimas ações pelo Ministério da Saúde estão ligadas ao planejamento da rede de saúde para grandes eventos como a COP 30.
Cristiano Englert
Médico, investidor anjo de startups, foi fundador de uma aceleradora de startups e primeiro fundo de investimento anjo na saúde . atualmente é fundador da plataforma Connext Health, onde mapeia e conecta startups de tecnologia na saúde com grandes empresas e investidores do mercado. Professor MBA PUC, Alumni Berkeley em Venture Capital, com múltiplas visitas ao Vale do Silicio e ecossistemas empreendedores
Elenara Ribas
Médica intensivista; Especialista em Gestão em Saúde; Experiência de gestão de unidades de saúde, gerenciamento de riscos, de qualidade e acreditação; Conselheira técnica independente da organização nacional de Acreditação (ONA); Certificada em Governança clinica pelo Colégio Brasileiro de executivos em saúde (CBEXS) e coordenadora do Comitê de Governança Clinica e do Cuidado; Especialista em Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) e Faculty do IHI em projetos de Ciência da Melhoria na Prática; Experiência em projetos de Melhoria em larga escala nacionais de qualidade e segurança; Fellow do The International Society for Quality in Health Care (ISQua) e parte do grupo de especialistas internacionais; Yellow Belt em valor em saúde; Tutora do curso de trabalho em equipe para segurança do paciente usando TeamSTEPPS; Consultora médica de projetos de qualidade e segurança Sócia da MIRA consultoria em saúde e coordenadora do grupo técnico de comunicação e segurança do paciente da SOBRASP.
Fernando Ritter
Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização pela residência integrada em Saúde Coletiva: Atenção Básica do Centro de Saúde Escola Murialdo, especialista em Saúde Pública (Sanitarista) pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) e FIOCRUZ-RJ, especialista em Saúde Coletiva pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e mestrado em Epidemiologia com ênfase em Atenção Primária em Saúde pela UFRGS. É doutor em Saúde Bucal Coletiva pela Faculdade de Odontologia da UFRGS. Também foi coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal de Porto Alegre, vice-presidente do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre, coordenador da Atenção Básica em Saúde de Porto Alegre, presidente do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família de Porto Alegre e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas.
Francyne Lopes
Gerente Assistencial do Hospital Mãe de Deus, com experiência em prevenção e controle das infecções, segurança do paciente, certificações e gestão. Mestre em Ensino na Saúde da UFCSPA, MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela FAMESP, Pós Graduação Lato Sensu em Gestão dos Serviços de Enfermagem pela UFRGS, Graduação em enfermagem pela PUCRS.
Gilvane Lolato
Doutoranda em Formação pedagógica - Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Mestre em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde - Instituto Avedis Donabedian na Espanha; Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pelo INESP; Graduada em Administração de Empresas UGF; Coordenadora e docente de MBA, Pós-Graduação e Cursos de Curta Duração, com temas voltados para a gestão da qualidade, segurança do paciente e acreditação; Gerente Operacional da ONA; Fellowship ISQua (International Society for Quality and Health Care); Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - SOBRASP.
Helena Barreto dos Santos
Médica, Doutora em Epidemiologia; atuação na área de Clínica Médica, Terapia Intensiva e Emergência Clínica; professora de Clínica Médica na UFPel, entre 1996 e 2005. Especialização em Gestão de Operações em Saúde; especialização em Melhoria da Qualidade. Assessora de Planejamento e Avaliação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e coordena o Programa de Qualidade e Informação em Saúde da instituição desde 2011. Atua como Consultora do PROADI-SUS junto ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no Projeto Saúde em Nossas Mãos - Melhorando a Saúde em Larga Escala no Brasil
Henrique Dias
Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS, com projeto focado em Inteligência Artificial na Saúde, premiado durante três anos consecutivos no Latin America Google Research Awards como uma das pesquisas mais relevantes para computação. Atualmente, o pesquisador se dedica à NoHarm, startup sem fins lucrativos, gratuita para o SUS, que tem como objetivo desenvolver tecnologia para trazer mais segurança para os pacientes. A NoHarm já foi contemplado em editais do CNPq e da Fundação Bill e Melinda Gates.
Lisiane Wasem Fagundes
Graduada em Gestão Financeira pela UNIFTEC e possui especializações em Gestão em Saúde pela UFRGS, Redes de Atenção à Saúde pela FIOCRUZ, Políticas de Saúde Informadas por Evidências e Processos Educacionais em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês. Com uma carreira dedicada à saúde pública, atuou como diretora de regulação e Secretária Adjunta da Saúde no município de Viamão/RS de 2013 a 2016. Foi apoiadora e assessora técnica do COSEMS entre os anos de 2017 e 2018, atuando diretamente na orientação e suporte técnico aos municípios gaúchos na gestão da saúde. Desde janeiro de 2019, ocupa o cargo de diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio grande do Sul (SES/RS), onde coordenou a abertura de mais de 1.500 leitos de UTI durante a pandemia de COVID-19. Liderou o estudo técnico e epidemiológico que resultou na Resolução CIB 50, um marco na organização das referências para atendimento de média e alta complexidade no Estado. Idealizou e desenvolveu a metodologia do Programa Assistir, o maior programa de incentivo financeiro hospitalar do Estado, com um orçamento anual de mais de 1 bilhão de reais, aumentando em 275% a oferta de serviços especializados. Recentemente, coordenou ações estratégicas durante a maior calamidade da história recente do Estado do Rio Grande do Sul, garantindo a logística de abastecimento de oxigênio e o acesso a tratamentos essenciais como a hemodiálise. Ressalta também, a liderança na ação de organizar a distribuição de insumos e medicamentos aos hospitais e clínicas durante o período crítico da crise, oriundo de doações vindo do país. Reconhecida por sua capacidade de inovação e pela entrega consistente de resultados. Seu trabalho tem sido fundamental para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população gaúcha e brasileira, sempre buscando soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados pelo sistema de saúde.
Marcelo Abreu
Coordenador Médico Centro de Diagnóstico por Imagem Hospital Mãe de Deus; Graduação em Medicina UFRGS 1999; Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem HCPA 2000; Fellow na Universidade da Califórnia em Musculoesquelético 2001-2002; Fellow na Universidade da Califórnia em Neuroradiologia de Coluna 2002; Membro da International Skeletal Society; Revisor da Revista Skeletal Radiology; Pesquisador Associado das Universidades da Califórnia e Zurique; Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Salvador Gullo Neto
Médico – Cirurgião Geral com especialização em transplante de rim e pâncreas. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde. Pós Doutor em Segurança do Paciente, pela Escola de Enfermagem da San Diego State University, na California. Executivo em saúde. MBA em gestão de serviços de saúde. Atuou como Diretor de Provimento da Unimed Porto Alegre, estimulando a transformação digital e as negociações com a rede prestadora baseadas em valor. Fundador da plataforma digital SAFETY4ME, que busca ouvir os pacientes para transformar o cuidado. Consultor para a transformação digital em saúde, palestrante e autor do livro “Segurança do Paciente – a verdadeira revolução da saúde” e coautor do livro “O novo Mindset Médico”.
Victor Grabois
Médico sanitarista mestre e doutor em saúde pública presidente da sobrasp coordenador geral do Proqualis Ensp Fiocruz autor de livros e capítulos de livros, artigos científicos e material didático sobre Gestão em Saúde Gestão Hospitalar Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente ; Speaker/Conferencista
Wilson Shcolnik
Doutorado em Ciências pela USP (2021); Mestrado pela ENSP- Fiocruz (2012); MBA em Gestão pela Qualidade pela UFF (2002); Ex- Presidente, Ex-Diretor de Acreditação e Qualidade e atual Diretor de Relações Institucionais da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial ( SBPC/ML). Membro de diversos conselhos e comitês de qualidade e acreditação, incluindo ABRAMED e FIESP; Especialista em gestão de laboratórios clínicos e segurança do paciente; Atua na área de Relações Institucionais do Grupo Fleury.
Associados
Inscrição destinada para os Associados: SINDIHOSPA, UNICRED, UNIMED POA, SIMERS
Não Associados
Inscrição destinada para os profissionais em geral
Estudantes
Inscrição destinada para os estudantes (Tenha o CNPJ da instituição de ensino em mãos para o cadastro)
PUCRS | Prédio 40
Av. Ipiranga, 6681
Partenon, Porto Alegre - RS
CEP 90619-900