O crescente setor do turismo médico no Brasil

Combinando excelência médica, custos competitivos e destinos atrativos, o turismo médico, que envolve viagens para tratamentos de saúde, tem registrado crescimento significativo no Brasil, agregando destaque internacional ao País. 

O mercado global de turismo médico é estimado em US$ 84,92 bilhões em 2024, com projeção de atingir US$ 239,37 bilhões até 2029, crescendo a uma taxa anual de 23,03%.  No Brasil, os principais polos incluem São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, e o país é reconhecido como um dos destinos mais procurados para exames e cirurgias, devido à qualidade dos serviços e preços acessíveis. 

A fundadora da agência de viagens Vou Viajar, Janaina Mengue Brentano, grande parceira da Health Meeting, explica que mesmo sendo um mercado em expansão, os desafios do turismo no Brasil estão muito ligados com a instabilidade econômica e cambial, por se tratar de um segmento não essencial. Além disso, a era digital estaria transformando o mercado de turismo: “A grande maioria das pessoas pesquisa na internet e se considera preparada para organizar suas próprias viagens”, acrescenta Janaina. 

Entretanto, surgem grandes oportunidades com o crescimento do turismo de experiência:  turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios e viagens personalizadas são muito promissores quando aliados com o uso adequado da tecnologia. Por isso, adaptar-se a essas mudanças é essencial para se destacar e crescer no setor. 

Questionada sobre as expectativas para o futuro do turismo de saúde no Brasil, Jana destacou a influência positiva de eventos como o Health Meeting Brasil / Sindihospa, que atrai profissionais de todo o mundo, fortalecendo o intercâmbio científico e o posicionamento do Brasil como referência em inovação e excelência na área. 
O futuro do turismo de saúde no Brasil é promissor, com expectativa de receber mais de dois milhões de viajantes até 2030 em busca de tratamentos médicos e bem-estar, impulsionado pela qualidade dos hospitais, preços competitivos e crescente valorização da saúde e do autocuidado. Além disso, o turismo de negócios na área da saúde também ganha força, com eventos, congressos e feiras como o Health Meeting, atraindo profissionais de todo o mundo, fortalecendo o intercâmbio científico e o posicionamento do Brasil como referência em inovação e excelência na área. Porto Alegre, com iniciativas como o nosso projeto, se destaca como um polo estratégico nesse cenário.

“A parceria da Vou Viajar como agência oficial da Health Meeting Brasil / Sindihospa pela terceira vez reforça a confiança e a credibilidade da marca no segmento de turismo de saúde e eventos médicos. A atuação da Vou Viajar garante agilidade, conforto e hospitalidade durante o evento, contribuindo para uma experiência positiva e produtiva para todos os envolvidos, além de fortalecer Porto Alegre como destino estratégico de saúde e negócios” – Janaina Mengue, CEO da agência Vou Viajar.

Acesse https://www.instagram.com/agenciavouviajar/ e saiba mais sobre a Agência Vou Viajar.