O setor de saúde foi um dos que mais se mobilizou na tragédia que abateu o Rio Grande do Sul. Hospitais, clínicas, médicos, enfermeiros, psicólogos e tantas outras instituições e profissionais estiveram na linha de frente, ajudando nos resgates, na assistência e no apoio a quem necessitava.
Ao mesmo tempo, as instituições foram também vítimas da calamidade. Um estudo da Fiocruz indica que mais de 3.000 estabelecimentos sofreram algum tipo de prejuízo. Ainda hoje, hospitais e postos de saúde seguem inoperantes em várias partes do estado. Além do desafio da reconstrução, há também o impacto para a sustentabilidade do segmento, que necessitará de recursos para continuar atendendo, bem como para a adaptação às mudanças climáticas.
Assim como foi fundamental para salvar vidas, o setor de saúde está ao lado do Rio Grande do Sul nos esforços de reconstrução. Estamos falando de instituições e negócios que geram empregos, renda e movimentam diversas cadeias econômicas, como indústrias e serviços. Estamos mobilizados na superação dos efeitos das cheias, bem como contribuindo com os governos e setor privado nesse trabalho.
Por isso, transferimos a segunda edição da Health Meeting - Business & Innovation. A maior feira de saúde do Sul do Brasil, que aconteceria em setembro, em Porto Alegre, agora ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, com a expectativa de receber mais de 10 mil visitantes e 250 marcas e startups na PUCRS.
Toda a programação foi mantida e adaptada. Teremos discussões sobre os impactos da enchente, a gestão da crise climática e as estratégias de resiliência, em debates com os principais executivos e autoridades do segmento. O evento, inclusive, tem sido buscado por empresas nacionais que querem contribuir com a reconstrução do Rio Grande do Sul.
Somos um dos principais mercados da saúde no Brasil, com seus hospitais, universidades e especialistas de ponta. Somos referência em excelência e atendimento, inclusive mobilizando novos negócios e o turismo da saúde. Toda essa estrutura, que foi essencial na hora mais aguda da crise, será fundamental para ajudar o Rio Grande a se reerguer, com oportunidades de desenvolvimento e soluções diante das mudanças climáticas. Estamos ao lado da reconstrução.
Gilmar Dalla Roza
CEO da Health Meeting - Business & Innovation